Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

24 de outubro de 2009

O torcedor pode!


Ultimamente tenho adotado o estilo torcedor que não faz grandes projeções com o time. Não que seja pessimista ou cauteloso por excesso. Acredito que assim como vem acontecendo com muitos, o nosso Flamengo não foi dando credibilidade ao longo dos últimos 3 anos para que a gente pudesse crer em muita coisa em relação ao futebol nesta temporada. Tenho dito que prefiro não esperar títulos e me surpreender caso aconteçam do que colocar toda confiança nuns caras (base) que jogam junto há tanto tempo e ainda não corresponderam às reais e grandes expectativas do torcedor, exceção dos que se satisfazem com Carioquinha em cima da cachorrada morta.

Porém reconheço que após os últimos jogos fui obrigado a rever este pensamento e ser menos ranzinzo com o time que finalmente vem numa crescente com vitórias convincentes e fazendo valer o “ditado” do tal “deixou chegar...”. Pode até não chegar porque infelizmente depende de combinações de resultados, porém confesso que ficarei até certo ponto orgulhoso com esse time que está terminando o campeonato, pois eles sim de fato estão fazendo por onde merecer algo mais na competição. Ao contrário do time do ano passado, por exemplo, que vacilou muito e deu de bandeja a vaga na Libertadores para a porcalhada.

Agora que estamos vendo uma equipe equilibrada e com reais chances de atingir o objetivo no Brasileirão – o time de 2008 tinha chances, mas não merecia a vaga – nego vem com esse lance de demasiada humildade. Não vou soltar fogos e muito menos gritar ‘é campeão’ caso continuemos nessa batida, porém não condeno os torcedores mais ‘animados’ que já estão preparando a festa do Hexa (com exceção do nosso presidente que deveria, porém não pensa antes de falar). Estamos na espera há 17 anos. Esse é o maior motivo pelo qual entendo perfeitamente essa galera. Tem uma penca de gente que nem sabia o que era Flamengo em 92 ou até mesmo nem era nascido quando levantamos nosso último caneco. Esses têm mais é que extravasar sua euforia e otimismo mesmo. Sem contar que se tratando de Flamengo, o chamado ‘oba-oba’ é inevitável seja ele em que encarnação for por tudo que o clube é e representa para mais de 35 milhões de pessoas. Por outro lado concordo que a empolgação pode atrapalhar quem entra em campo, aliás, fatos bem recentes já nos mostraram isso. Entretanto um grupo que tem a cabeça no lugar e está focado num objetivo com todos - incluindo diretoria, funcionários e etc - remando para o mesmo lado, não é capaz de se deixar levar por tal empolgação. E é isso que vejo no atual time do Flamengo. Jogadores experientes, diretoria fazendo seu papel com a manutenção de suas obrigações e promessas em dia, técnico de enorme identidade com a instituição são pontos relevantes que fazem a gente voltar a dar créditos ao time.

Como dito anteriormente, nada disto é garantia de sucesso, porém como vem sendo provado a cada rodada, são pontos que fazem até mesmo a sorte remar a nosso favor. Afinal, a sorte acompanha os competentes e o título desse campeonato vem procurando este time com maior poder de decisão nessa reta final. E quando se fala em decisão, sou mais o Mengão. Ou alguém vê habilidade maior nos títulos conquistados ao longo dos anos que não fosse o enorme poder de decisão que sempre tivemos? Não é à toa que foi evidenciado aproveitamento bem maior nosso quando o campeonato era disputado pelo sistema mata-mata. Felizmente ou infelizmente o sistema mudou e querendo ou não foi preciso se adaptar. Pelo que fez nos últimos anos, podemos afirmar que por um lado o Flamengo se adaptou pois não sofre mais com riscos de rebaixamento como no início da era pontos corridos. Porém o que queremos é atingir o topo. Parar de figurar e protagonizar. Quem sabe 2009 seja o ano.A possibilidade vem ficando cada vez maior aos nossos olhos. É hora de acreditar com todas as forças, lotar o Maracanã nos dois jogos restantes e sair da fila. Porque, deixaram chegar...

2 comentários:

Gabriela Silva disse...

Disse tudo o que eu pensava. Eu sou assim também, só comemoro depois de ganho, e não sou menos torcedora por causa disso. Nem é menos humilde quem festeja uma linda arrancada dessa, a torcida não vê seu time vencer faz 17 anos. A maior torcida do mundo merece gritar: " É Campeão! ", mas como cautelosa que sou, espero chegar a hora ou não. Não sou pessimista, sou realista! E vejo que meu tão amado sonho pode se realizar este ano. Espero ansiosa e muito esperançosa.

SRN

Eduardo Matheus disse...

Na comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1059289&tid=5396193607871309730