Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

28 de outubro de 2009

Feliz dia da consciência rubro-negra!


28 de Outubro. Dia do Flamenguista. A data ainda não pegou. Pois muita gente ainda desconhece. Mas cá entre nós. Precisa conhecer? Flamengo é a única paixão que não reclama se esquecem sua data. Seja ela qual for: aniversário de fundação, conquistas históricas, vitórias heróicas e etc. Alguém acorda e esquece-se de abrir o olho? Esquecer o Flamengo é tão impraticável quanto isso. Simplesmente porque flamenguista não fica ou vira flamenguista. Está no D.N.A. Nem precisaria de dia especial. É bacana. Porém não essencial. Por enquanto é algo apenas simbólico. Muito aliado ao dia de São Judas Tadeu, o padroeiro do clube. Mas se começarem a levar à risca, poderiam considerar como o réveillon antecipado. E sem levar tão à sério já somos enjoados à beça, imagina se a moda pega? Mas enfim. Acho que antes de se preocupar em fazer o 28 de outubro um dia a ser celebrado de fato, precisamos e temos que cuidar melhor deste que fazemos uma das nossas razões de viver. Porque dentre outros bens, o que podemos deixar para as gerações futuras é o Flamengo.

O Flamengo não é de presidente cicrano ou beltrano. O Flamengo não é da mídia. O Flamengo não é do Rio. O Flamengo é do mundo. Meu e seu. E se algo é de nossa propriedade, é preciso zelar por tal. Assim como se zela pela saúde faz-se necessário deixar de ser só freqüentador de jogos, leitor do noticiário ou o encrenqueiro do barzinho da esquina que tem sempre resposta afiada para a ‘sem-noçãozisse’ da torcida arco-íris que tenta tirar alguma onda. Não! Não precisa jogar na loto, ganhar milhões e ser um cérebro ou um pulmão do clube. Muito menos fazer doutorado em administração e se candidatar a presidente. Bem menos que isso já serve pra caramba. Se puder ser apenas uma célula que ajuda no funcionamento deste cérebro, porque não ser ainda mais útil? Isso não faz ser mais ou menos importante que os outros. A voz da criança que grita “Mengo” na arquibancada e empurra o time à vitória é tão importante quanto o cara que investe financeiramente. Cada um às suas condições, é claro. O que está torcendo tem a sua importância nas condições de torcedor e o que investe tem a sua na de investidor. O torcedor que por seus motivos nem vai ao estádio e pouco sabe a escalação do time de 81 não é menos flamenguista que um sócio ou alguém que contribui diretamente com o clube.

O amor pelo Flamengo é único. Imiscível. Inexplicável. Insubstituível. E por este amor que não podemos nos acomodar ou achar que é tudo lindo e perfeito apenas por termos uma dia destinado ao flamenguista. Este dia também precisa ser um dia de consciência. Não adianta apenas escrever belas frases ou arquitetar uma admirável homenagem. O Flamengo não existe porque existe quem torça por ele. Ainda se um dia viesse a acabar, continuaria existindo no coração de todos, até de quem não é Flamengo. Por isso que eu e você precisamos deixar nossa zona de conforto. O Flamengo tem condições de ser muito além do que pensamos. Como disse, a data é dispensável, mas já que existe, por que não fazer deste dia um diferencial na existência do clube? Não se satisfaça em ser o dono do Rio ou o ‘Mais Querido do Brasil’. Mostre que ser flamenguista não é só lotar Maracanã, não é só oba-oba. Queira ser o dono do Mundo. Isso sim é o que precisamos ter como meta. Se a gente acreditar e começar a remar à favor disso, ai de quem duvidar...
Eu não duvido. Feliz dia do futuro dono do mundo. Feliz dia da consciência Rubro-Negra. Feliz dia do Flamenguista!

Um comentário:

Eduardo Matheus disse...

Na comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1059289&tid=5397557401721710498&na=4