Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

12 de agosto de 2009

A Sul-Americana e a ameaça sem noção da Conmebol.

A Sul-Americana teria tudo para ser mais uma competição muito boa de se disputar e de se assistir não fossem os poucos atrativos que a cercam. Primeiro o fato de ser disputada numa fase crítica dos campeonatos nacionais acaba de cara desestimulando os times que na maioria das vezes precisam priorizar o campeonato de seu país. Depois o valor que pagam para o campeão não é lá essas coisas. Se eu não me engano, 2 milhões e meio é a premiação. Não cobre nem três meses de folha salarial de clube nenhum brasileiro que a disputa. Em terceiro lugar, a tal da Sul-Americana não oferece vaga a nenhuma outra competição internacional, outro motivo considerável pelo qual não se dá a importância que é cobrada aos clubes. Resumindo: depois que serve de tapa buraco para os times que ficam cambaleantes no Brasileirão e é exaltada por tais clubes quando conseguem a “tão sonhada e concorridíssima vaguinha”, quando é para valer, ela acaba sendo desprezada e considerada uma pedra no sapato dos técnicos e jogadores que não fazem a mínima questão de disputá-la.

O fim da picada é o diretor da Conmebol, Senhor Hildo Nejar ficar ‘chateadinho’ porque alguns clubes estão ano após ano entrando com jogadores considerados reservas e fazer a imbecil ameaça de que pode estudar uma forma de punir tais os clubes. Mais lamentável ainda é dizer que paga cada fase para jogarem com os times titulares e não reservas. Quero que alguém me diga onde diz isso no regulamento da competição. Seria ou será o maior dos absurdos se resolverem impor que a partir dos próximos anos os times atuem com a equipe considerada principal. O técnico faz o que bem entender com o time dele, oras. E além do mais, quem é que vai desmentir um jogador ou uma comissão técnica que diga precisar vetar algum atleta por contusão, seja essa uma informação verdadeira ou não? A Conmebol vai fiscalizar cada jogador inscrito para saber se ele está ou não em condições de entrar em campo? Definitivamente sem cabimento essa imposição que estão querendo aplicar. Se quiserem que seja valorizada como imaginam, então que façam algo para seduzir os clubes a encarar a Sul-Americana como uma competição de fato interessante de se disputar e de assistir, visto que nem entre os torcedores ela pegou. Por que não conceder de vez pelo menos uma vaga na Libertadores do ano seguinte ao campeão? Ou quem sabe aumentar a premiação ou até mesmo modificar a fórmula de disputa que também não é interessante? Times brasileiros se enfrentando na primeira fase com força máxima é praticamente inviável. Seria muito mais conveniente assistir a um confronto de equipes do mesmo país, sobretudo a um clássico como o Fla-Fla numa fase mais à frente do que na inicial. A competição ganharia em visibilidade, já que atrairia maior público numa quartas de final ou numa semifinal por exemplo. Para os clubes isso seria mais rentável, bem como para a televisão, além de outras vantagens que poderia acarretar.
Acho que essa ameaça da Conmebol nada mais é que uma chantagem. Duvido muito mesmo que possam castigar algum time por escalar assim ou assado. Se ousarem fazer isso, darão mais motivo para que boicotem. Por essas e outras que acredito que essa balela não vai dar em nada. Ou eles se conformam com o jeito com que é encarada, ou estabeleçam nova fórmula de disputa que dê benefícios mais agradáveis aos clubes, ao torcedor e quem sabe até a si mesma.

Um comentário:

@Edu7_Cerk disse...

Na comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1059289&tid=5369100670700300194