Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

2 de julho de 2009

O simples e eficiente 4-3-3 de Mano no Flamengo.


Muito tem se falado do time do Corinthians e com toda a razão. Afinal, conquistar a Copa do Brasil em pleno Beira Rio passando pelo antes poderoso time do Inter não é para qualquer um. Um dos pontos mais citados é o esquema eficiente da equipe de Mano Menezes. Com jogadores nem tão badalados, porém obedientes taticamente e utilizados em funções onde podem dar o máximo de si e jogar um futebol eficiente - por vezes até bonito de se ver - o time paulista começa a reaparecer com grande força no cenário nacional depois dessa merecida conquista.

Vendo a equipe de Mano jogando não consigo enxergar superioridade comparando ao nosso tão criticado e irregular Flamengo. Jogador por jogador, vejo uma igualdade muito grande nas duas equipes. Mas por que o time deles consegue dar caldo e o nosso não? Cuca está menos tempo na Gávea, porém já conhece muito bem o nosso elenco até por ter nos enfrentado várias vezes quando treinava o Botafogo. Isso não seria ‘desculpa’ para justificar o porquê ainda não conseguimos engrenar e jogar um futebol vistoso e convincente.

O que visivelmente estava atrapalhando o andamento do time era a falta de um centroavante de peso no ataque. Jogávamos bem, mas na hora de concluir a gol era uma catástrofe. Adriano chegou e com ele também chegaram dois vexames fora de casa até certo ponto inexplicáveis. Perdemos na final do carioca o Fábio Luciano, grande líder e capitão da equipe e até hoje aparecem os reflexos dessa perda. Incompetência da diretoria que preferiu convencer o Capita de continuar até o fim da temporada ao correr atrás de outro nome à altura para a posição.

Ainda assim, com esses e alguns outros problemas que por vezes acontecem no clube penso que ainda estamos muito a quem do que poderíamos jogar.
Vejamos a seguinte comparação:
O Corinthians joga no 4-3-3. Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho.

Imaginemos o Fla na mesma formação. Bruno; Léo Moura, Aírton (Wellinton), Angelim e Juan; Kléberson, Ibson e Petkovic; Emerson, Adriano e Aleílson (Dennis Marques).

Caros amigos flanáticos, esse time vingaria ou não? Por que o nosso treinador que no Botafogo chegou a ser tão elogiado por sempre jogar para frente, escalando uma zaga sem muitas invenções com a tradicional linha de quatro e na frente um meio campo e ataque bastante dinâmicos com Lúcio Flávio, Zé Roberto, Jorge Henrique e Dodô insiste em escalar o nosso Flamengo com três zagueiros e 2 volantes?

Muitos podem justificar o fato de termos laterais que apóiam mais que defendem, porém o time de Mano também é composto de 2 laterais bastante ofensivos. Talvez o Alessandro pela direita precise ficar mais esperto com a marcação, coisa que um dos nossos laterais poderia fazer perfeitamente enquanto o outro teria maior liberdade.

No meio campo, Kléberson só avançaria ‘na boa’, assim como faz o volante Cristian. Nos contra-ataques, isso é praticamente constante.
Ibson e Pet seriam nossos armadores e no ataque o trio E-D-A completaria o time.
Como Pet talvez não suporte mais a maratona de jogos quarta-domingo no Brasileirão, o meio campo com Willians, Kléberson e Ibson também poderia virar alternativa. É questão de preferência, mas não mudaria o jeito de jogar.

Enfim, material humano nós temos para montar um time vencedor como a equipe paulista. Acho que falta um pouco mais de criatividade, ousadia e boa vontade do nosso treinador.

E você, o que pensa?

8 comentários:

Unknown disse...

Acho uma boa pro mengao tirava esse welinton colocava o fabricio e quanto um lateral avançasse o outro fica sobrando sempre 3 homen ou quando os dois laterais avançassem um meia fica sempre conservada a defesa porem é preciso um reconstituiçao rápida do time,como inter e corinthias fazem,para nao ficar em desvantagem numerrica e correr risco de tomar gols.

Leandro Melo disse...

só nao concordo com 1 coisa.Acho que o kleberson deveria ficar no lugar do pet na armação, e o willians entraria no lugar do pet, so que na posição do kleberson. mais vc tem completa razão, parabéns pelo belo texto.

Felipe disse...

Acho que fico perfeitinho cara esse 4-3-3, se o cuca arrumasse o time assim estariamos com até uma copa do Brasil ^^, Belo Texto

Anônimo disse...

Show de Bola!!! Tiraria o PET e colocaria o WILLIANS (Marcação também é necessário) e FABRÍCIO no lugar de WELLINGTON...

Anônimo disse...

Tira o PeT (não acho que aguenta ser titilar) e bota o Williams, aí fica ótimo.

Por um Flamengo mais ofensivo!

AF Sturt Silva disse...

Bacana seu blog...
Saudações rubro negras...

Yuri disse...

Sem Willians ? fica dificil
e Pet n aguenta o jogo todo
mas acho boa a formação
só falta mudar algumas peças

@Edu7_Cerk disse...

Na comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1059289&tid=5353876927191394210