Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

21 de julho de 2009

Cobremos, verdadeiramente, a quem de direito.



Antes altamente criticado e até motivo de chacota, o ataque do Flamengo formado pela dupla Josina teve uma transformação ousada e radical. Vieram Emerson e Adriano. Dois jogadores que amam o clube e o melhor de tudo: tem se completado em campo. Digo até mais, além de se completarem, as camisas 10 e 11 do Fla tem tirado água de pedra muitas vezes sempre marcando pelo menos um golzinho em cada jogo mesmo depois da saída de Ibson que deu ‘tiuti’ no meio campo rubro-negro, fazendo a equipe ser pouco produtiva no que se refere à armação de jogadas para os atacantes.

Mudança feita acertadamente lá na frente. O que tem deixado o time capengando pela tabela do Brasileirão é a falta de coordenação da defesa que não é ajudada pelo meio campo. Quando Ibson saiu, até achei que não fosse o fim do mundo para o Flamengo, pois temos jogadores de medianos para bons que poderiam, embora distante do que o camisa 7 conseguia, fazer o feijão com arroz e ajudar a bola girar com qualidade no setor. Acontece que a quantidade excessiva de desfalques que o time tem tido nos últimos jogos tem impedido com que qualquer ‘plano B’ se encaixe na lacuna deixada por Ibson. Aírton cumprindo gancho, Willians suspensão, Toró machucado. Daí já desmonta o melhor que tínhamos para fazer fluir algo produtivo dessa equipe.

Para quem não se recorda, esses 3 peças foram fundamentais para que fizéssemos uma das melhores, senão a melhor partida do ano contra o Internacional no Maracanã e também no Beira Rio, quando praticamente todos acreditavam num passeio da equipe gaúcha sobre o nosso time. Por isso não concordo com aqueles que hoje dizem que ‘nunca tivemos padrão de jogo’ com o Cuca. Ora, desde a eliminação na Copa do Brasil até o jogo contra o Atlético-PR na estréia do Imperador, foram 3 jogos muito bem jogados, inclusive contra o Santo André fora de casa quando tivemos desfalques das laterais e do ataque e não deixamos a desejar com a entrada do tão criticado Josiel e dos Evertons nas laterais que fizeram um jogo muito bom. Isso significa que já tivemos sim um esquema tático que fosse o mínimo eficaz e desse certo. Se foi por um curto período de tempo, o Cuca não pode ser responsabilizado sozinho por isso, afinal não foi ele quem mandou o tribunal punir o Aírton e muito menos a diretoria usar de sua incompetência mais uma vez e melar a renovação de contrato da peça mais importante da equipe. 

Agora é muito fácil dizer isso ou aquilo porque realmente estamos maus, feito um bando em campo sem organização tática e com uma defesa que dá vontade de chorar. Se ainda existe algum setor do time que ainda salva, este é o ataque que no começo do ano esteve tão em baixa. 
De novo preciso ressaltar que o Cuca também não pode ficar imune às críticas, pois escorregou em alguns pontos do começo do ano para cá que tem refletido no presente. Como exemplo, cito a demora na busca de um zagueiro desde a saída de Fábio Luciano. Talvez tenha achado que a dupla Aírton e Angelim com os cães de guarda Willians e Toró fossem dar para o gasto o tempo todo, só que deve ter esquecido que o campeonato é longo e há o risco de perder jogadores como tem acontecido e as peças de reposição ficam escassas ou nem sempre são das melhores. Wellinton que o diga.

Agora o técnico tem que comprar um barulho que não precisava. Ou alguém acha que se fosse um Luxemburgo da vida esperaria tanto tempo para a vinda de um zagueiro mesmo com todas as dificuldades de mercado que a gente conhece? Outra coisa que dá pano para manga num dos vacilos do Cuca é o fato de ele não ter feito Zé Roberto render o que se esperava. Por ter sido uma indicação do treinador, a cobrança acaba caindo sobre os ombros dele, embora eu ache essa discussão um pouco mais complexa, porém não deixa de ter razão aqueles que entendem desta forma.

O certo é que no momento Cuca é um espelho do Caio Jr de 2008 quando perdeu 3 peças importantes no seu esquema. A diferença é que o atual treinador perdeu 2 (Fábio e Ibson) em definitivo e vem perdendo várias constantemente por suspensões, contusões e etc, o que se torna mais torturante ainda para quem sempre teve seu trabalho questionado na Gávea. Fato é que os dois se perderam, perderam o controle do grupo, acabaram com a paciência da torcida e no caso do ano passado, as esperanças também foram pelo ralo no final das contas com a 5ª colocação no Brasileiro. Esse ano a gente espera que as coisas tomem um caminho diferente já que não viemos de nenhum trauma de declínio da liderança arrasador como em 2008 e as posições na tabela ainda tem muito que se alternarem. Apesar de eu pensar que se for para trazer Mancini ou outro que não seja de ponta, estaremos andando em círculos, assim como faz o Fluminense contratando pela quinta vez Renato Gaúcho, com o Cuca ou com outro treinador algo tem de ser feito e é para ontem. Se for para trocar as peças, que se faça logo. Se for para trocar o técnico também. O que não dá é para exigir paciência da torcida pelo décimo sétimo ano e ver times como Barueri e Santo André chegarem mais longe que o Flamengo.
“Diretoria, respeitem a Nação”.

2 comentários:

HighLife disse...

Perfeito, parabens pelo Blog primeira vez que passo por aqui espero passar sempre. Abraço!

@Edu7_Cerk disse...

Na comunidade:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1059289&tid=5360986335016855458&na=2&nst=18