Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

8 de junho de 2009

Sport 4x2 Flamengo: Paciência tem limite.

Véspera do jogo contra o Sport na Ilha do retiro. O que esperar de um time que vinha embalado por duas vitórias, animadaço com o retorno de um grande jogador e enfrentava um adversário que podia considerar freguês, assim como seu técnico?
.
Por outro lado, o que esperar de um time abatido por ter sido eliminado da Libertadores, com técnico trocado, uma equipe que ainda não tinha vencido no campeonato, jogava em casa com esquema e time mudado, pressão da torcida e necessidade de vitória?
.
Clima perfeito para o primeiro e péssimo para o segundo certo? Errado. Bom, no começo até pareceu certo mais precisamente até os 25 minutos do primeiro tempo.
O Flamengo - o visitante e favorito - começou a partida a cem por hora. Aproveitou dois vacilos do Sport - o mandante e desacreditado – e botou 2x0 na conta dos iludidos de 87. Confesso que fiquei boquiaberto com o resultado tão cedo e acho que os jogadores rubro-negros (me dói chamá-los assim) também não acreditaram. Certamente, todo flamenguista que se preze imaginou que venceríamos fácil, talvez até com goleada depois desse dois a zero precoce. Mas dessa vez esqueci-me de lembrar que este nosso time sem vergonha tem prazer em complicar tudo que está fácil demais. Na final do carioca eu avisei. Comentei com o meu pai ainda antes do jogo que, apesar do Botafogo ter ido desfalcado de seu principal jogador, era aí que teríamos que ter mais cuidado ainda porque como já virou praxe, esse time adora dar tapa na própria cara. E não deu outra coisa. Por pouco não perdemos o título que estava na mão. Na ocasião, o Bruno incorporou o espírito de ‘goleiro de seleção’ e garantiu a nossa festa na favela.

Nesse domingo conta o Sport nem cogitei a possibilidade de tomarmos um susto desses. Tudo conspirava a nosso favor, menos o próprio Flamengo. Este é o que mais gosta de jogar contra si mesmo. Antes da partida, animadão fiz um monte de profecias e deu tudo ao contrário. Embora também tenha ficado muito intrigado com a idéia mirabolante do Cuca em escalar o Wellinton na vaga do Kléberson e adiantar o Willians, desta forma mexendo bastante no esquema do time sem necessidade.
Num tópico da Flamengo (Oficial) até citei que o zagueiro sempre bate cabeça com o Angelim e não passa nenhuma confiança. Numa simples opinião, também disse que no lugar do Cuca, escalaria o Everton Silva na lateral direita e deslocava o Moura para o meio, coisa que ele (Leonardo) já faz naturalmente me irritando bastante por ser lateral e embolar com o meio campo. Porém desta vez estava autorizado a aventurar-se por lá.

Não tem jeito. O Cuca é cabeça dura e talvez por isso só tenha ganhado alguma coisa só esse ano, e não foi grandes coisas. No papel, independente do ataque ter surpreendido no início (sem nenhuma interferência do Willians como meia-esquerdo) estava claro que na prática esse esquema não vingaria. E a constatação foi rápida. Quatro gols em dez minutos. O técnico com cara de bunda à beira do campo e o time desnorteado vendo o passeio instantâneo do timinho do Sport (comparado ao nosso é timinho mesmo).
E o pior, vendo aquilo tudo não consertou a burrada que fez ainda no primeiro tempo e nem no intervalo. Todo mundo, acho que até o próprio Leão, estava vendo que além do Bruno, Wellinton estava destoando geral e fazendo o time abrir as pernas. Sinceramente, depois daquele primeiro tempo, eu teria voltado com o goleiro Diego, Everton Silva no lugar do zagueiro desastrado e Everton no lugar do Juan, outro que entregou o jogo com suas tentativas furadas de dribles e ficava de cai-cai sempre que pegava na bola. Três alterações e um belo de um esporro no vestiário dos que se ouve nas arquibancadas. Mas o Cuca às vezes demonstra uma frouxidão daquelas de bandido que está com o nome sujo na firma.

Então como não fez nada para mudar a vergonha que estava acontecendo, ficamos por isso mesmo. Voltamos para a segunda etapa pior do que terminamos a primeira. Tava mais fácil o Sport ampliar do que o Flamengo esboçar alguma reação. Desorganização total. O capitão Bruno mais parecia um gandula indo buscar as sacoladas do Sport dentro da rede. Mais perdido que cego em tiroteio, não dava aquela sacudida que se espera de um capitão na sua defesa, no time. E para encerrar sua péssima atuação com chave de ouro, quase tomou um golaço daqueles de placa que ele nunca mais iria esquecer, por ter ficado adiantado, aliás, como é costume dele principalmente aqui no Maracanã.

Foi triste acompanhar o restante do jogo. Agora imagino como não deve ter sido para os verdadeiros rubro-negros, os torcedores que estavam lá. Muitos viajaram de outro estado para acompanhar o time e receberam aquele indigesto presente.
Eu nem tive forças para escrever segunda-feira. Diga-se de passagem, assim como a Nação rubro-negra, estou arrasado até agora. Ter que ouvir conversa à fiada da torcida arco-íris e esculacho da imprensa a semana toda é revoltante.

Agora vamos para Curitiba pegar o Coxa, num estado onde obtivemos os piores resultados fora de casa de uns seis anos pra cá. Ao contrário dessa semana que passou desta vez o time vai jogar sobe muita pressão, assim como o time deles que não venceu no Brasileirão ainda e está na penúltima colocação. Se o Cuca continuar com a cara de pau em escalar o sistema defensivo da mesma forma já dá para ter uma idéia do que vai acontecer. É bom que assim me polpa de assistir outra vergonha. Se resolver fazer o básico e escalar sem maiores invenções, entramos com chances um pouco maiores de vencer e acalmar um pouquinho os ânimos da torcida. Essa que infelizmente já está se acostumando a levar cacetada e ser humilhada quanto mais carinho oferece ao time. Uma hora a ‘palhaçadinha’ vai ter que acabar. Se não for por bem, depois não se assustem se for por mal. Não fazendo apologia à maldade, porém sendo bastante realista, sabemos bem como essas coisas costumam repercutir entre torcida e clube, sobretudo lá na Gávea. Ou alguma atitude séria é tomada lá dentro por bem, ou não respondo por alguns que se dizem torcedores. Fica a dica para o bem do Flamengo e principalmente do baqueado coração rubro-negro.

Nenhum comentário: