Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

3 de junho de 2009

Quem substitui Kléberson no Mengão?

Kléberson serve a seleção brasileira e desfalcará o Fla em pelo menos cinco jogos.
Perdemos um jogador que, mesmo não sendo o principal do setor de meio campo, vinha tendo boas atuações e sendo importante no entendimento da equipe. Como suprir a falta do Penta agora? O óbvio e mais sensato seria colocar alguém que não fuja muito das características e que não comprometa o bom rendimento do time até aqui. Trocando em miúdos, substituir seis por meia-dúzia. Mas não parece ser o que pensa o Cuca.

Ao que tudo indica, ele prefere adiantar o Williams para o lugar de Kléberson e Wellinton ser o novo-velho terceiro integrante do trio defensivo. Uma mexida que não cheira nada bem. A meu ver, é uma diferença considerável Williams passar de quase terceiro zagueiro para segundo homem de meio campo avançado como atua Kléberson. Principalmente quando as qualidades técnicas são bem grandes. Já Wellinton não me inspira confiança de jeito nenhum. É apavorado e sempre bate cabeça com o Angelim.

Para o meio campo, temos várias alternativas que podem substituir Kléberson sem mexer muito no jeito de jogar do time.
Olhando para o nosso banco de reservas, Zé Roberto teoricamente seria o nome ideal se estivesse em sintonia com o time. Mas não parece estar em sintonia nem consigo mesmo, então se torna carta fora do baralho, apesar de ainda compor o baralho rubro-negro.

O segundo nome é Erick Flores que caiu muito de rendimento depois do Carioca e perdeu um pouco a credibilidade. Ainda não inspira confiança para entrar de titular em competições mais difíceis, embora alguns torcedores defendam seu lugar nesse time.

Outro bastante requisitado por parte da torcida, mas preterido pelo técnico Cuca é Fierro, que já está a quase um ano no clube e ainda não teve nenhuma boa sequencia de jogos para mostrar o seu valor. O mínimo de qualidade o chinelo tem, senão não seria constantemente escalado para a seleção de seu país. Não é a solução dos nossos problemas na armação (que ainda existem, podem acreditar), mas pode ser uma alternativa interessante nesse meio campo.

Com prestígio ainda pior que os três citados anteriormente, vêm Jonatas que se tornou mesmo o peso-morto da Gávea. Até os defensores e admiradores do seu futebol (como eu) parecem ter desistido dele. Cheguei à conclusão de que o problema não está nos técnicos. Passaram Joel, Caio Júnior, Cuca e com nenhum desses o volante engrenou.
E olha que, mesmo sem toda a simpatia do Cuca, este foi o que mais apostou no volante até utilizando-o como meia, onde teria mais liberdade de mostrar toda sua técnica. Porém, definitivamente a questão de Jonatas é extra-campo mesmo e só ele pode reverter quando resolver se mancar. Portanto, essa é outra carta mais do que fora do baralho que não substitui Kléberson.

A última tentativa um pouco mais complexa, porém já utilizada com certo sucesso, é transferir Léo Moura para a posição e promover Everton Silva para a lateral direita. Léo Moura é habilidoso, tem visão de jogo, tem movimentação, é veloz (quando quer) e é mais entrosado com o Ibson. A meu ver é o mais capaz de fazer o que o Penta vinha fazendo. O time ficaria mais forte defensivamente com Everton Silva e poderia ganhar em maior criatividade com Léo Moura ao lado do camisa 7.

As opções estão aí. Basta o Cuca fazer a escolha certa e depois não ficar igual um desesperado durante o jogo tentando consertar alguma burrada na escalação inicial.
E para você, quem é o substituto ideal de Kléberson nesse período?

Um comentário:

@Edu7_Cerk disse...

Na comuna:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1059289&tid=5343083841880270754