Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

17 de junho de 2009

Mudam-se os personagens, permanece a sinopse.

Algo que tem me intrigado bastante no noticiário diário do Flamengo são as constantes matérias dizendo que o elenco está insatisfeito com o Cuca, o que já virou até justificativa para as últimas vergonhosas derrotas. O treinador nega ter rixa com alguém do grupo e nenhum jogador também afirma com todas as letras a suposta insatisfação, mas também se esquivam quando o assunto em pauta é a relação entre o grupo e o técnico.

Se tem uma coisa que me irrita demais é quererem convencer-me de que o time toma duas sapatadas, vira uma das defesas mais vazadas do campeonato, saco de pancadas de timecos como Sport e Coritiba simplesmente por quererem tirar o técnico. Não é defesa minha ao Cuca. Até a estréia do Adriano estávamos bem. Os números apontavam uma boa campanha do time na temporada até então. A equipe parecia engrenar com a referência na área, não havia por que trocar de técnico. Depois da convocação do Kléberson que tudo começou a desandar. Aí sim o Cuca se perdeu totalmente na armação do time e começou a fazer uma lambança atrás da outra e por isso virou um dos grandes responsáveis pelas últimas derrotas. A partir daí a ele passou a ser credenciada grande parcela de culpa pelos fracassos. Então que sejamos claros e responsabilizemos o técnico junto com o time pela derrota em campo, pelas lambanças de escalação e atuação, respectivamente de ambos. Agora querer isentar o time de culpabilidade justificando que estão sacaneando o treinador chama-se covardia.

O Bruno fala em seleção na sexta-feira e franga no domingo porque simplesmente não gosta do Cuca e quer que ele saia? O Wellinton faz gol contra, vacila, também para derrubar o técnico? Não acredito que jogadores como Angelim, Ibson, Willians e Aírton estejam entrando nessa onda plantada pela imprensa e torcida de que as derrotas vêm acontecendo por conta de descontentamento do elenco com o treinador. E mesmo que estejam nessa, iriam querer tomar de quatro, cinco do jeito que aconteceu de propósito, se propor a sustentar uma forte crise na Gávea pura e simplesmente para que troquem o técnico?

O pior é torcedor caindo nessa, sempre credenciando os micos especialmente aos treinadores. Ano passado a partir do momento que começamos a cair pela tabela dizia-se que o Caio Júnior não se entendia bem com o elenco. Em 2007 chegaram a cogitar até que o carinho do Papai Joel não era recíproco de todos os jogadores. De fato poderia até não ser, aliás, nenhum treinador é unanimidade em nenhum elenco, pois sempre existe um ou outro jogador que ficará chateado por não jogar ou até mesmo por alguns métodos de trabalho usado pelo treinador. Mas quando mesmo assim o time está bem, como acontecia na Era Joel, ninguém toca no assunto de insatisfação. Contudo, se a fase é ruim todos preferem apontar velhas desculpas para antigos problemas. Enquanto isso aguardo quando essa tal suposta boicotagem acontecerá contra a diretoria amadora que vem afundando o clube. ‘Cucas’, ‘Juans’, ‘Brunos’ e ‘Leonardos Moura’ da vida passam.

A imprensa e torcida vão se especializando em muitas vezes arrumar chifres em cabeça de cavalo. A causa da doença ninguém quer tratar. Preferem apontar sempre os mesmos vilões, massacrar sempre os mesmos atletas, pendurar as mesmas faixas e cantar as mesmas musiquinhas com palavras de protesto e ordem no Maracanã quando a coisa está preta. Depois troca-se o treinador, muda-se os jogadores, vem uma ou duas vitórias e todos voltam a ser ‘seleção’ e ‘o melhor do Brasil’. Até que as mesmas falhas aconteçam, os mesmos vexames ocorram e tudo venha à tona de novo. É como uma novela, onde só mudam os personagens de uma para a outra e a sinopse se repete.

Enquanto isso o tumor vai se alastrando como quem dá de ombros à maior torcida do Brasil. Esta quando é citada como também responsável pela derrocada do clube, se sente ofendida como se fosse somente vítima de tudo. Poucos têm consciência de que também somos cúmplices quando ficamos inertes a tudo que acontece. Até chegarmos ao fim que chegaram outros grandes clubes com pequenos dirigentes. A última década vem mostrando que não existe mais nome, massa ou peso de clube que sustente uma má administração. Ainda dá tempo de mudar. Basta a gente parar de bater no peito que somos ‘a maior’ e de fato se comportar como tal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto!

@Edu7_Cerk disse...

Na comuna:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1059289&tid=5348274206778271650&na=4