Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

26 de abril de 2009

Primeiros 90 minutos: Empate justo



Se o ataque do Mengão não dá conta do recado, pode agradecer à cachorrada pelo reforço que eles nos mandaram nos dois últimos jogos. Émerson. Não, não falo do Sheik da Gávea. O novo reforço não é milionário e muito menos declarou amor ao clube, mas tem sido mais eficiente que os centroavantes rubronegros. E por falar em centroavantes, avisem o Cuca que se ele quiser acabar com o rótulo de vice, ou ele pára de escalar o Zé Preguiça lá na frente e dá a camisa 10 para o Erick ou jogaremos com um homem a menos de novo no domingo. O ex-botafoguense não cria, não marca, não chuta e não nada. Aliás, fez como a torcida alvinegra e nem no Maraca apareceu. O time deu pinta de que faria um partidaço até o primeiro gol, teve oportunidade de fazer o segundo e ir mais tranqüilo para a segunda etapa, mas começou a ver o Botafogo trocar passes.

Do ataque para a defesa, Wellinton é muito fraco. Apesar da culpa na jogada que originou a falta que cedeu o empate dos chorões tenha sido maior do meio campo, deixando Alessandro carregar até o Maicossuel que deitou e rolou na falta de malandragem do nosso desesperado zagueiro. Certamente o Aírton não faria uma falta daquelas e seria bem mais eficiente nos combates. Ou alguém lembra de alguma bola roubada pelo Wellinton?

Como se não bastasse, nossos laterais começaram a aparecer negativamente no jogo. Por um lado Léo Moura ao invés de fazer o simples, errou vários passes e jogadas de bobeira. Saiu vaiado merecidamente não fosse um jogo decisivo. Sinceramente não concordo com essa de vaiar ninguém numa decisão, mas cada um tem suas teorias contra ou pró vaias. Isso não vem ao caso.

Do outro lado Juan também não foi o que se espera mas gostei de ter chamado a responsabilidade do jogo por várias vezes. Agora o que não entra na minha cabeça é torcedor ainda defender a atitude lamentável do Marrentinho. Calma lá, sou flanático, mas não irracional. O que o Juan fez foi covardia. Merecia ter sido expulso e isso não seria nenhum absurdo. O Maicossuel não usou de desrespeito embora tenha sido um pouco abusado. O drible foi objetivo, em direção à linha de fundo e ele já tinha passado pelo lateral. Nada justifica a atitude antidesportiva. Agora deve ser denunciado pelo TJD e pegar um gancho pra aprender dar uma esfriada na cabeça e rever seus conceitos quanto ao futebol. Porque para mim futebol é alegria, é arte, é emoção. E são esses tipos de lances feitos por quem sabe que dão esse charme, independente que saia do lado preto e vermelho ou não. A melhor moral que ele poderia botar é ganhando o lance na bola e suando a camisa pela sua equipe e não ‘aparecendo’ por causa de jogadas que só fazem manchar sua carreira.

Das laterais para o meio campo. Resumo: setor inoperante neste primeiro jogo. Ibson, melhor marcado não conseguiu atacar e Kléberson como de costume só arriscava seus chutes sem nenhum perigo ao gol adversário. Em contrapartida, Willians mais uma vez foi um leão na marcação, embora tenha sido menos eficiente que no jogo anterior e ainda apareceu com muita raça na jogada que originou o empate. Empate que veio na base do desespero e bastante beneficiado pela saída dos melhores jogadores do lado alvinegro. Pelo menos alguma praga rogada pelo Juan deve ter pegado no Maicossuel. Isso aí está aprovado. Pode fazer à vontade.
Por fim acabamos saindo no lucro com o empate. É inegável que estamos com uma sorte ferrada. Se é sorte de campeão, isso eu não sei afirmar pois a sorte ajuda aos competentes e como nenhum dos dois times se sobressaiu nesse quesito, fica difícil saber para quem a tal sorte deve sorrir no próximo domingo. Esperamos que seja para o Mengão mais uma vez e assim como o TRI de 2001 a história se repita mesmo que o vice tenha mudado.

Por: Eduardo Matheus

Um comentário:

vôo do urubu disse...

O empate não foi fruto do desespero, mas da vontade que emanava da torcida.

Saudações rubronegras!