Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

9 de novembro de 2009

Um ponto de vista e uma dica...

Agora, por que vencemos não me deixarei levar pela ausência de modéstia, ou pela falta de “umildadi” (kkkkkk... leia o texto anterior que entenderá o motivo da minha risada) . E nem deveria. Afinal, somente os torcedores mais bobinhos e ingênuos poderiam duvidar que faríamos um partidaço em Minas. E como eu descobri que destes torcedores temos bastante! Infelizmente. Por mais que tenhamos torcedores mais novos que não presenciaram as maiores glórias e vitórias do time (eu pertenço a esse grupo), isso não é algo que justifique o cagaço que muitos passaram a alimentar ultimamente.

A não ser o São Paulo, nenhum time conquistou tantos títulos seguidos de uns dez anos pra cá para fazer alguém temer o outro. E nem o clube do Morumbi merece esse respeito todo. Ou alguém faz gosto ao lembrar as últimas conquistas são-paulinas como lembram até o hoje do Flamengo de Zico ou do Santos de Pelé? Não tirando os méritos do tricolor, mas cá entre nós os times do SPFC raríssimas vezes empolgaram alguém nos últimos anos. Conquistaram bons títulos porque conseguiram ficar a alguns degraus do demais no que se refere a estrutura, elenco e competitividade dentro das quatro linhas. Isso tudo aliado ao novo sistema de disputa do Brasileirão que encaixou perfeitamente à forma (podemos dizer que única) de jogar do time do Muriçoca. 

Voltando ao fio da meada, como dizia anteriormente, todos os clubes em especial este ano, estão muito parecidos. Não é à toa que virou moda dizer que o campeonato está nivelado. Porém, alguns times passaram a se diferenciar dos demais pela pegada forte nesta reta final, e o Flamengo é um desses clubes. Poderia até dizer que é ‘o clube’ pela camisa, torcida e força que temos quando o assunto é decisão, afinal, a partir de agora cada jogo é uma decisão. Pelos motivos citados acima que não concordo - e continuarei ao menos até o findar deste ano - não concordando com a tal humildade pregada por certos membros. Logo após a partida contra o time do Roti, uma bisbilhotada na comu das galinhas e me deparei com um tópico bastante curioso onde um torcedor dizia justamente isso sobre seu time e torcida. O título era “[ARROGÂNCIA] O Galo precisa um pouco dela”. E segue abaixo alguns trechos que achei interessante:

"Por mais louco que isso possa parecer, o que falta pro galo é um pouco de arrogância, somos o time mais humilde do Brasil. Isso, na minha opinião, mostra que nós temos muito receio com o galo em virtude de tudo que aconteceu em nossa história."

"O galo precisa sim ser um pouco mais arrogante, não tanto quanto as marias, mas precisamos acreditar mais em nosso time e transmitir essa auto-confiança aos jogadores."

A conclusão que tiro dessas declarações deste pobre perdedor, sofredor e realista torcedor atleticano é que o Flamengo é o clube mais amado e um dos mais vitoriosos do país porque sempre tivemos essa torcida que o ‘Matheus’ gostaria de ter. Uma torcida nariz em pé mesmo. Uma torcida nojenta, como a oposição gosta de se referir, porque temos cacique para tal. Ao contrário da torcida deste carente pateticano e de tantas outras. Então, pra quê mudar agora e começar a querer implantar essa filosofia de ‘umildadi’ que a meu ver não condiz com o nosso tamanho?

Já sei que vão voltar com o nhe nhe nhe das derrotas para o América-MEX, Santo André, Atlético em 2008 e Resende. Tá. E daí? Não faz parte? Deixamos de ser o clube Fuderosão que somos? Essas tragédias apagaram alguma parte da nossa majestosa história? O amor pelo time diminuiu? O Rio de Janeiro deixará de ser a cidade maravilhosa se resolverem destruir o Cristo Redentor ou acabar com o Pão de Açúcar? Ou algum turista deixará de nos visitar por causa disso? Talvez alguns. O azar seria o deles assim como é o de muita gente que vem com esse papinho da tal humildade que sugere uma limitação do verdadeiro jeito rubro-negro de ser.

Uma história não pode e não vai ser ofuscada por algumas tragédias nunca! Muitas vezes, são delas que se tira forças para crescer ainda mais.

Porém alguns perguntarão: Não pode haver exceções? Temos de ser 100% otimistas e auto-confiantes independente das circunstâncias? Não sei. Isso varia para cada um. Não serei hipócrita em dizer que sim e acabou porque também já fiquei várias vezes desconfiado e com o ‘pé atrás’ com o time, porém isso foi quando tínhamos equipes que nos fazia ter essa sensação, esse sentimento. O Flamengo que termina esse Brasileirão não merece desconfiança depositada em times de outrora. Pelo contrário. A confiança que depositarmos hoje ajudará e muito. E isso não pode ser considerado um defeito. Um simples ‘oba-oba’ ou ‘falta de humildade’. O time tem correspondido as nossas expectativas dentro de campo. E nosso papel como torcedor é sacanear, tirar sarro, zoar o rival mesmo e pronto. Aproveitar este momento que temos enormes possibilidades de terminar muito bem o ano com o título e comemorar cada vitória como se fosse a do próprio título. E se não formos campeões? Dane-se. Viva o momento e orgulhe-se por ter aproveitado. Como disse, nada e nenhuma zoação adversária fará o Flamengo menor. Não estou obrigando ninguém a torcer ou pensar como eu pois ninguém é igual e estou longe de ser o dono da verdade. Porém fica a dica. Saia logo do armário enquanto há tempo! Ouso a afirmar que após papar a galinhada, colocamos uma mão no título. A outra mão está só segurando a basuca e metendo bala nos concorrentes. Porque deixaram o Mengão chegar... agora até quem está na frente vai ter que começar a correr atrás!

 



Um comentário:

Lilaise disse...

Oi, Eduardo!

Gostaria de falar contigo para fazer um convite. Tem como você entrar em contato no e-mail lilaise@gmail.com ?

Abraço.