Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

19 de agosto de 2009

Tá na hora de mudar a fita, Flamengo!

Mais uma vez com vários desfalques e em meio à indefinição sobre a permanência ou não do Sheik na Gávea, enfrentamos o Cruzeiro nesta quinta-feira no Maraca. Para variar, de novo na parte intermediária inferior da tabela depois da derrota com placar mentiroso no domingo, vamos mais uma vez tentar chegar perto do G-4. O problema é que temos tentado isso desde o início do campeonato sem sucesso. Se for olhar para o time que a gente tem e o futebol que temos jogado, o qual não tem sido muito diferente dos demais, é até intrigante essa nossa falta de afirmação na competição. Perde aqui, ganha acolá e nada de emplacarmos uma sequência de umas 3 ou 4 vitórias consecutivas que nos deixaria bem na fita. Coisa que até o Avaí consegue e no São Paulo (que voltou a ter um jeito de jogar de campeão) é rotina ano após ano, vencer jogos seguidos é algo que o Flamengo só faz no carioquinha.

O time de Andrade ainda diz sonhar com o título. Todo ano é a mesma estorinha. “Não podemos vacilar, temos que fazer o dever de casa, não podemos perder pontos bobos e etc”. E todo ano se vê exatamente o contrário, razão a qual tem feito a torcida menos tolerante ainda jogo após jogo.
Nesta quinta-feira pegamos um Cruzeiro nada bem no Brasileiro. Time acostumado a brigar sempre na parte de cima da tabela nos últimos anos, hoje não vive um bom momento desde a perda da Libertadores. Aí alguém me diz: ”O Flamengo é favorito, pois joga em casa e tem obrigação de vencer”. Perfeito. Ou melhor, quase perfeito. Teoricamente é por aí mesmo, contudo na prática não tem dado para colocar a mão no fogo por essa equipe que quando pensamos que vai engrenar, consegue a proeza de empatar com o Náutico em casa, suar para vencer um Corinthians bem meia-boca sem Ronaldo e ser goleado por um Grêmio com 5 desfalques.

O Flamengo está com problema sério de saber definir as partidas. Começa muito bem, tem chances de sair na frente e de vez em quando até fechar o caixão, mas tem súbitos cochilos e dá a vitória de bandeja para o adversário.
O “novo” Cruzeiro não deve se expor muito no Maracanã. Como tem um ataque rápido, provavelmente vai querer jogar nos nossos erros, fazer marcação forte e sair no contra-ataque. Ao nosso time só resta se impor como mandante como disse o Andrade. Partir pra cima desde o começo do jogo e fazer o resultado o quanto antes. Nem precisa dizer que perder as oportunidades como no domingo é inadmissível. O restante do beabá nem vou repetir. A gente fica de saco cheio em ter de apontar os mesmos erros todo jogo. Passamos o turno inteiro apenas como coadjuvante no campeonato. No segundo turno, se concretizada a saída de alguns jogadores como Emerson e Willians, a coisa não vai mudar muito. Para quem almeja ao menos uma vaguinha na Libertadores, a situação já começa a ficar delicada com o grupo inconstante que temos, imagine perdendo peças e tendo um bando de jogadores novos entrando no meio da competição como ano passado, o que só piorou as condições.

A mudança de postura no Brasileirão deve começar agora. Aliás, essa mudança era pra ontem! Para ser campeão precisa ter atitude de campeão. É isso que esperamos do Flamengo no segundo turno, a começar pelo Cruzeiro.

Nenhum comentário: