Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

8 de agosto de 2009

Flamengo x Curinguinha e um alerta à Nação.

A torcida esperou, prometeu lotar o Maracanã, anunciou que faria protestos na vinda de Ronaldo para o Rio encarar o Mengão pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Malandramente, o Gordo inventou uma longa recuperação para sua contusão e toda a repreensão que seria feita contra o camisa 9 do Timinho acabou tendo de ser arquivada. Perfeito para quem está mais pra lá do que pra cá no campeonato nacional. Agora sim o foco do jogo deste domingo passou a ser somente o futebol dentro das quatro linhas. Acabou a palhaçadinha da torcida em querer fazer o Traíra aparecer mais que tudo. No mínimo que ele mereceria – se é que é merece algo da nossa parte – seriam as tradicionais vaias e olhe lá.

O time dele joga sem nenhuma pressão, pois já estão classificados para a Libertadores do ano que vem e caso acontecesse todo o repúdio da Nação contra Ronaldo aqui no Maraca, certamente o Curinguinha viria com mais gás que o natural de quem enfrenta o Flamengo disposto a vencer a qualquer custo. A pressão feita ao invés de ser a nosso favor, poderia virar contra nós desde o momento que os nossos jogadores ficassem nervosos e não se sentissem na obrigação normal da vitória e sim forçados a vencer para ter que dar uma ‘resposta’ ao pegador de travecos. Agora a partida será encarada como deve ser. Entramos somente com o peso habitual de vencer em casa, o que infelizmente não tem sido algo nada fácil para o Flamengo.

E afim de tornar essa missão menos complicada do que vem sendo, Andrade decretou que Petkovic será o novo armador do time. Não há como contestar a decisão do técnico visto que o meia fez uma baita diferença no meio-campo nos dois últimos jogos que entrou. A dúvida que fica é se Pet conseguirá jogar em bom nível durante os noventa minutos ou se o veterano só tem pique para meio tempo como muitas vezes acontecia nos times pelo qual passou ultimamente. Na frente, Emerson, que se tornou muito importante principalmente na criatividade e força do ataque rubro-negro, volta após duas rodadas se recuperando de contusão. Retorno este muito comemorado pelo treinador e que deve também ser bastante comemorado pela torcida que reconhece a importância desse jogador, especialmente pelo que nosso ataque apresentou nas últimas rodadas com a ausência do Sheik. Andrade ainda tem uma dúvida no setor defensivo. Wellinton ou David? Sinceramente, acho que nem deveria existir essa dúvida. Não bastou o equívoco na escalação do desentrosado e fora de ritmo Dennis Marques na quarta-feira para ver que não tem condições de escalar desde o primeiro minuto um cara que ainda não está sintonizado com o time? Se o Tromba cair no mesmo equívoco, podemos nos complicar mais um vez. Tudo bem que o Wellinton não é o ideal, mas até que o garoto não tem comprometido tanto assim recentemente e já que deu para o gasto (se é que realmente deu) até agora, acho que a gente consegue se virar mais uma vez com ele, desse jeito saindo aos poucos para a entrada do contratado.

Em mais uma prova de fidelidade e confiança, apesar de tudo, a Nação deve comparecer em bom público neste domingo. O problema atualmente não vem sendo a presença da nossa torcida, coisa que nunca foi motivo de preocupação. A questão é o quanto esses torcedores estarão dispostos a pura e simplesmente torcer. ”Na teoria é fácil”, dirão alguns. Entendo que o time muitas vezes tem nos feito perder a noção da nossa força e ao contrário do que sempre fomos lembrados por uma torcida que apóia e empurra nos momentos mais difíceis, temos deixado a desejar nesse quesito fazendo uma pressão que só tem piorado o rendimento que já não é dos melhores. Torcida não tem que ter sangue de barata e nem o jogador que não obriga ninguém a ir ao estádio. Estou cansado de repetir. Colocar 40, 50 mil no Maracanã para vaiar, é papel de torcida nada inteligente. Quer cornetar, fica em casa, entra na comunidade do Orkut, enfim, menos vá ao estádio. Isso não é saudável nem para time e muito menos ao próprio camarada que faz pensando que vai ajudar. Não é à toa que o Flamengo ano passado e esse ano venceu os jogos menos prováveis em casa com público modesto e muitas vezes tem surpreendido nas partidas fora do Mário Filho. Imaginar que o estádio lotado tem feito mal ao time é mesmo o fim dos tempos. Sinal de que algo está muito errado. O time necessita melhorar e tomar vergonha na cara? Com certeza. Porém como torcida também precisamos urgentemente rever nossos deveres como Nação Rubro-Negra.

Um comentário:

@Edu7_Cerk disse...

Na comuna:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1059289&tid=5367605206037505954&na=4