Saudações Rubro Negras!

Faça deste site sua página inicial

24 de julho de 2009

Um caso sério a se pensar.

A cada dia que passa me convenço mais daquele ditado: “Não há nada que esteja tão ruim que não possa piorar”. Quando vejo o dia-a-dia do Flamengo e a crise que só cresce cada semana, confesso que passo a refletir com mais seriedade sobre a possibilidade de chegar ao fundo do poço para que se possa encontrar um fio de esperança no futuro. E quando digo fundo do poço falo de rebaixamento pra lá mesmo. E pensar que sempre fui altamente contra aqueles que pensam assim.

Sempre achei e ainda acho até que se prove ao contrário, que um clube não precisa passar por essa vergonha ou quase falir para se re-estruturar e ressurgir com força no cenário nacional e internacional. Até porque um desgosto desse não é e nunca foi sinônimo de sucesso posterior principalmente se tratando de clube carioca. Sim, porque é muito fácil quando a gente vê comentaristas citando Grêmio, Corinthians, Palmeiras como times que precisaram cair para hoje terem uma melhora em sua gestão profissional e voltar a vencer. Nesses times a queda acabou passando apenas por uma tragédia momentânea. Quando nos referimos a clube carioca esse tipo de tragédia tem outro nome: tormento. Isso porque aqui o buraco é muito mais embaixo do que se imagina. Só para se ter uma ideia, o Fluminense quando caiu não voltou e para piorar, desceu ainda mais chegando à série C. O Botafogo não teve uma subida tão tranquila da série B e hoje não vive às mil maravilhas como se poderia prever pelo simples fato de ter caído. O Vasco não se tem certeza de sua presença ano que vem entre a elite, pois vive instável na segundona. Lógico que temos muito mais camisa, visibilidade e força no cenário nacional - ainda que ofuscada - que talvez não permitisse passar por tanta penumbra numa eventual queda, porém por outro lado também somos o clube campeão em dívidas e nossa credibilidade na praça só decresce ano após ano, o que dificultaria e muito as coisas, sobretudo se a direção permanecesse nas mãos de gente do quilate de Márcio Braga, Kléber Leite e tantos outros pertencentes à corja.

Mas eles (comentaristas) esquecem que essa teoria de ‘sucesso’ após descenso que parece virar uma lógica cada vez mais, não funcionou em todos os clubes, portanto não pode ser considerada regra. Afinal, se fosse assim o Bahia que é um clube grande e de massa, deveria estar caminhando para o oitavo título brasileiro e o quinto sul-americano de sua história.
Em contrapartida, os exemplos de vida tranquila após a queda e retorno à elite nos levam sim a parar para pensar se essa possibilidade pode virar uma solução para o nosso Flamengo sair do buraco ou pelo menos deixar de ser refém de quem só faz mal à instituição.
E voltando à frase citada logo no comecinho do texto, aí é que está a grande questão do negócio. E se a coisa piorar? Qual o panorama positivo que vemos com o declínio? Aconteceria uma revolução drástica para melhor na administração do clube ou as marcas e a amargura da queda só seria ‘mais uma’ mancha na história? Enfim, infelizmente essa onda de segundona parece ter pegado mesmo nos grandes clubes brasileiros, o que nos faz lamentavelmente até cogitar essa triste hipótese. Até que ponto o amadorismo, anti profissionalismo e falta de boas perspectivas levaram a pensar o torcedor em pleno século XI. É um caso sério a se pensar...

Um comentário:

@Edu7_Cerk disse...

Na comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1059289&tid=5362113373090031522&na=4