Como vivemos um momento crítico no ano com essa longa e entediante - para o futebol brasileiro - parada para Copa do Mundo, devido a um monte de comentários pessimistas (talvez esse não seja o termo ideal) quanto ao prosseguimento do Fla no Campeonato Nacional, onde se chegam a falar até em risco de rebaixamento com apenas 7 rodadas disputadas, resolvi fazer uma pequena comparação baseada em números e probabilidades que consiste na seguinte análise:
O QUE MUITOS ESPERAM DO ATUAL TIME X NOSSO ATUAL DESEMPENHO X COMO OUTRAS EQUIPES SE SAÍRAM NESSA SITUAÇÃO.
Brasileirão disputado por 20 clubes desde 2007.
38 Jogos = 114 pontos disputados.
De acordo com as expectativas de alguns torcedores, nosso elenco atual fará um Brasileirão fraco, o que (pra mim) representaria:
22 derrotas (Perder para os 11 principais clubes do Brasil em turno e returno: 4 de SP, 2 MG, 2 RS e 3 RJ = 66 pontos desperdiçados).
16 vitórias = 48 pontos conquistados contra a ralé = aproximadamente 42% (
Com esses 48 pontos conquistados, nos últimos 3 campeonatos, as colocações dos times foram:
Em 2007 – 15º - Náutico (
Em 2008 - 16º lugar - Atlético-MG - Sul-americana.
Em 2009 – 13º e 14º lugar respectivamente – Vitória e Atlético-PR – Zona Neutra.(Brasileirão disputado por 20 clubes).
Em 2010 até AGORA estamos em 9º lugar.
Conquistamos 9 pontos de 21 pontos disputados = 42,9%
Resultado: atualmente, estamos fazendo campanha de times que não disputam nada ou no máximo a Sul-americana e ficam sob risco de rebaixamento até as últimas rodadas.
Logicamente nenhuma conta ou previsão feita pode ser cravada, porém, elas podem nos ajudar a visualizar o que o time pode brigar no decorrer da competição. Da forma que está, caso os reforços não cheguem até agosto e/ou o “novo” time demore a se entrosar, precisaremos no mínimo de outra bela arrancada para aumentarmos o atual aproveitamento se quisermos ficar ao menos entre os 4 primeiros.
Agora é com você.
Diga se concorda com o panorama apontado acima e quais as suas expectativas para o nosso time, levando em consideração as mudanças que as equipes sofrerão, principalmente após a abertura da janela de transferências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário